O Abandono de animais





De acordo com dados levantados no ano de 2016 (matéria exibida pelo Jornal do SBT), o número de animais abandonados em São Paulo só cresce nos últimos anos. De acordo com a matéria, cerca de aproximadamente 2 milhões de animais vivem nas ruas de SP. É um grande caos e que fica cada vez mais exposto a sociedade. Na grande São Paulo, existe apenas um centro móvel de castração que fica em Caieiras, onde a média de castrações por dia fica em torno de 17 sendo que lá, este procedimento é gratuito.
E se esses dados já não bastam, se liga nessa: A Organização Mundial da Saúde estimou que no Brasil existem mais de 30 milhões de animais abandonados (dados de 2017), dentre estes 10 milhões são gatos e 20 milhões são cães. Nas grandes cidades, cerca de 10% do total de cães estão em situação de abandono. No interior a situação também é bem alarmante, ¼ dos animais vivem nas ruas.
Agora sabendo destes dados fica a reflexão: O que leva um ser humano a tomar tal atitude?
Em contrapartida, há seres humanos que lutam exatamente pelo contrário.
É o caso do Instituto Luisa Mell:
“Fundado em fevereiro de 2015, o Instituto Luisa Mell atua principalmente no resgate de animais feridos ou em situação de risco, recuperação e adoção. Mantemos um abrigo com cerca de 300 animais, entre cães e gatos, todos resgatados das ruas, onde eles são protegidos, alimentados e aguardam pela chance de serem adotados
Nosso trabalho, no entato, não se resume a resgate e adoção. São muitos os objetivos, tais como:
Defender os animais
 Zelar pelo Meio-Ambiente
 Acolher cães, gatos ou qualquer animal em situação de risco nas grandes cidades, trata-los e promover sua adoção ou reintegrá-los ao meio-ambiente.
 Educar crianças e adultos sobre a importância de cuidar do meio-ambiente e respeitar a natureza e os animais
 Fiscalizar os órgãos públicos no cumprimento da Lei
 Denunciar crimes de maus-tratos ou qualquer outro previsto na Lei 9.605/98, Artigo 32”
Luisa Mell já foi ao programa The Noite com Danilo Gentili no SBT. Na entrevista, ela comenta sobre o caso de resgate de 135 cães que realizou em Osasco. Diz, “A legislação é muito branda, não tem um órgão que fiscaliza, então é difícil fazer esse trabalho”. No programa, Gentili mostra seu cãozinho Peteleco, que adotou com ajuda dela em 2014.


Mas e para quem mora na Zona Leste? Como faz?
Existe a ONG Adote & Ame, especializada na adoção de animais abandonados.
Eles possuem uma pág no Facebook, onde a divulgação e comunicação é realizada por lá.

Fontes:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

7 Motivos para estudar na Profissionalize

BEM VINDO!